24.3.08

O mestre Ray Harryhausen


Nascido em 29 de junho de 1920 em Los Angeles o velhinho aí da foto é o responsável por vários filmes que marcaram a minha infância e, pra mim, ele é simplesmente o maior mestre do cinema de aventura e fantasia em todos os tempos.

Ele foi diretor, produtor e, principalmente um grande criador de efeitos especiais usando stop-motion (animação quadro-a-quadro de bonecos) e só não é citado como o pai desta técnica porque antes dele Willis O'Brien (outro gênio) já a havia utilizado em alguns filmes.


Diz a lenda que aos 13 anos ele assistiu King-Kong (a primeira versão, é claro) e ficou facinado pela maneira como O'Brien conseguiu dar vida ao macacão, a partir daí, começou a dedicar-se a aprender e aprimorar as técnicas usadas no filme, com o tempo se tornou a maior autoridade no assunto.

A estréia oficial de Harryhausen como animador foi no longa metragem Mighty Joe Young, lançado em 1949 (dirigido por Ernest B. Shoedsack, o mesmo de King Kong).

O filme demorou três anos para ser produzido e Harryhausen trabalhou em parceria com próprio O'Brien, mas o mérito recaiu sobre ele, pela quase totalidade de suas sequências de animação, que combinavam todos os efeitos desenvolvidos pelo seu mestre, como a Rear Projection e o Matte Painting (cenários pintados em vidro e compostos com imagens reais).

Foi homenageado com o Oscar pelo conjunto de sua obra em 1992 e atualmente ele se dedica a publicação de uma série de HQs chamada "Ray Harryhausen Presents" pela produtora BlueWater.

O que me motivou a escrever este post foi principalmente a vontade de homenagear este grande profissional que, em uma época de poucos recursos, conseguiu criar personagens fascinantes que vão ficar pra sempre na minha lembrança.

Pra terminar, fiquei muito contente ao saber que "King-Kong" foi marcante para a infância dele, assim como foi pra mim (e para o Peter Jackson também, hehe).

O vídeo abaixo mostra um clipe com algumas de suas criaturas.

PRINCIPAIS FILMES

* Joe, o Forte (Mighty Joe Young), de Ernest B. Schoedsack - 1949;
* O Monstro do Mar (The Beast From Twenty Thousand Fathoms), de Eugène Lourié - 1953;
* O Monstro do Mar Revolto (It Came From Beneath the Sea), de Robert Gordon - 1955;
* A Invasão dos Discos-Voadores (Earth Vs. the Flying Saurcers), de Fred S. Sears - 1956;
* The Animal World, de Irwin Allen - 1957;
* À Vinte Milhões de Milhas da Terra (Twenty Million Miles to Earth), de Nathan Juran - 1957;
* Simbad e a Princesa (The Seventh Voyage of Simbad), de Nathan Juran - 1958;
* As Aventuras de Gulliver (The Three Worlds of Gulliver), de Jack Cher - 1959;
* A Ilha Misteriosa (Mysterious Island), de Cy Endfield - 1961;
* Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts), de Don Chaffey - 1963;
* Os Primeiros Homens na Lua (First Men in the Moon), de Nathan Juran - 1964;
* Mil Séculos Antes de Cristo (One Million Years B.C.), de Don Chaffey - 1966;
* O Vale Proibido (The Valley of Gwangi), de James O'Connoly - 1969;
* A Viagem Dourada de Sinbad (The Golden Voyage of Sinbad), de Gordon Hessler - 1974;
* Sinbad e o Olho do Tigre (Sinbad and the Eye of the Tiger), de Sam Wanamaker - 1977;
* Fúria de Titãs (Clash of Titans), de Desmond Davis - 1981.



Saiba mais:
Ray Harryhausen e suas criaturas (PDF em português)
Ray Harryhausen.com (Site oficial - inglês)